Quarta, 12 Setembro 2018 15:27

49ª Assembleia Vicarial dos Círculos Bíblicos

Que sabedoria é essa que vem do meu povo?

É o Espírito Santo agindo de novo.

Foi num clima de festa que mais de 900 pessoas dos Círculos Bíblicos do Vicariato Suburbano se reuniram, no dia 7 de setembro, para celebrar sua 49° Assembleia Vicarial. O encontro ocorreu na Paróquia São Jerônimo em Coelho Neto e trabalhou o tema do Mês da Bíblia “Para que n’Ele todos os povos tenham vida” com o lema “A sabedoria é um espírito amigo do ser humano” (Sb 1, 6a).

DSC 9442

Animados pelo ministério de música da Paróquia São Francisco de Assis em Anchieta, com a participação especial do Padre Niraldo (Cristo Rei em Vaz Lobo), o evento contou ainda com as apresentações culturais do Grupo Bem Viver da Paróquia Cristo Rei, trazendo uma performance da música Aquartela Brasileira, e das Teresetes da Paróquia Santa Teresa de Jesus, apresentando uma encenação sobre a Sabedoria de Salomão.

DSC 9456

DSC 9453 1

Coube ao Padre Geraldo Marques, da Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro em Parque Colúmbia, conduzir a formação principal do encontro sobre Livro da Sabedoria. Indagava ele: O que é a sabedoria? A resposta encontra-se no versículo do lema: É um espírito amigo! (cf. Sb 1, 6a); não se trata de um conjunto de dados e conhecimentos, mas a presença amiga de Deus em nossa vida, é Deus atuando em nós. Logo, o sábio não é aquele que “sabe tudo”, mas aquele que se deixa conduzir pelo Espírito de Deus.

DSC 9602

A definição e todo o seu valor, além de estar no Livro da Sabedoria, encontra-se também em Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos e Eclesiástico; os chamados livros sapienciais, sendo o Livro da Sabedoria o último livro do Antigo Testamento a ser escrito. Por isso mesmo, a sabedoria contida neste livro é o fim de um processo de investigação e reflexão sobre o sentido da sabedoria para o povo de Deus.

Ao investigar as 21 propriedades dadas pelo livro ao espírito de sabedoria (cf. Sb 7, 22-27), Padre Geraldo conclui que a sabedoria [21 = 3 (muito) x 7 (perfeição)] é um espírito de muita perfeição, sopro do poder de Deus, e somente com ela poderemos manter a nossa fé num ambiente inóspito, adverso, repleto de desagregação familiar, novos costumes, religiões diferentes e perseguições.

DSC 9463

A assembleia contou ainda com a presença dos padres Flávio Matias e Flávio Vieira (anfitriões), Elisandro (N. Sra. de Nazaré em Anchieta), Sérgio (Santa Teresa de Jesus em Coelho Neto), Vicente (São José em Barros Filho) e dos monsenhores José Mazine (São Benedito em Pilares) e Gilson (São João Evangelista em Osvaldo Cruz).

Na Missa de encerramento e envio, Padre Rogério Heleno Félix, vigário episcopal e pároco de Nossa Senhora do Divino Amor, afirmou que os círculos bíblicos são chamados a serem profetas na sociedade, devendo "semear, evangelizar e proclamar a Palavra do Senhor"!

DSC 9465 1

DSC 9486 1

DSC 9601

  • Arquidiocese do Rio
  • Rádio Catedral
  • WebTV Redentor
  • Pastoral do Esporte
  • Missão Anunciar a Esperança
  • Folheto da Missa
  • Testemunho de Fé
  • Links Úteis